quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Muitos caminhos e muitas histórias

Hoje foi o inicio de projeto. Os alunos estavam muito motivados. O objetivo principal foi proporcionar aos alunos oportunidades de maior conhecimento sobre a cultura negra brasileira, por meio de atividades e reflexões que os levarão ao posicionamento de ação reflexiva e crítica da realidade em que estão inseridos, bem como, as questões relativas ao racismo e à discriminação racial, juntamente com a possibilidade de construção de uma prática pedagógica voltada para o respeito à diversidade e valorização humana.
Foi apresentado à turma a origem dos negros vindos para o Brasil. Como eles eram capturados,a viagem em navios e a chegada no Brasil.
Explicou também sobre a Lei nº 10639/03 que estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma, instituiu-se a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Estabelece a necessidade de se resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade e identidade brasileira.

Nenhum comentário: